Especialistas em marketing político dizem que um importante desafio dos candidatos é consolidar uma imagem positiva perante o eleitor capaz de atrair e engajar pessoas
As eleições de outubro definirão os representantes dos poderes Executivo e Legislativo nas esferas estadual e federal nos próximos quatro anos. E para conquistar uma vaga no pleito, que deverá ser um dos mais concorridos da nossa história, especialistas em marketing político orientam candidatos a terem atenção redobrada com a própria imagem e com a reputação, critérios considerados por eles como fundamentais para o sucesso nas urnas.
Consultor de empresas com cerca de 30 anos de experiência em pesquisas de mercado e opinião pública e CEO do Instituto Verus, Luiz Felipe Gabriel diz que a reputação foi e sempre será o fator preponderante no momento de se definir o voto. “A forma como o candidato construiu sua imagem como figura pública e sua reputação sempre terá um peso maior no momento da decisão”, explica.
Luiz Felipe ressalta que outra forma encontrada pelos eleitores para escolher em quem confiar o seu voto, principalmente os indecisos, é a indicação. “O eleitor, em suas relações sociais, estabelece relações de confiança com um amigo, uma pessoa da família ou com um colega de trabalho. E se essa pessoa está apoiando algum candidato, com certeza esse referencial será muito importante em seu processo de decisão”, pontua.
Segundo o CEO do Instituto Verus, a popularização da internet e do uso das redes sociais modificaram a forma de se referendar uma candidatura. “Aquela conversa que no passado acontecia numa reunião familiar ou até mesmo na mesa de um bar, quando um amigo ou pessoa próxima dizia em quem pretendia votar e citava as qualidades de um determinado candidato, passou a acontecer também no ambiente virtual, em grupos de redes sociais ou aplicativos de troca de mensagens”, esclarece.
Para Luiz Felipe, ao mesmo tempo que essa evolução tecnológica trouxe mais rapidez na comunicação interpessoal, também aumentou a exposição dos candidatos e, por consequência, de sua reputação. “Quem pretende ser eleito precisa ter uma conduta na rede social que não venha a manchar a sua reputação, pois fatos negativos que porventura venham a circular neste ambiente podem destruir a imagem e até mesmo a carreira desse candidato”, acrescenta.
“Eleitor não vota em desconhecido”
O professor e consultor em marketing político, Marcos Marinho, diz que o principal fator que interfere na escolha de um candidato é a sua popularidade. “O eleitor não vota em desconhecido, ele tem que ter alguma referência sobre o candidato independente de qual seja. De fato, não existe uma fórmula pronta, mas se o candidato for um desconhecido é muito pouco provável que ele seja votado”, explica.
Marcos Marinho ressalta que quanto mais próximo o candidato for do grupo social do eleitor e quantos mais pontos de identificação ele tiver com o candidato, mais facilmente será o processo de escolha e mais rapidamente será estabelecida uma conexão entre o candidato e o seu eleitor.
O especialista em marketing político alerta que o candidato precisa trabalhar um conjunto de fatores que possam cativar o eleitor, como buscar uma maior proximidade com o mesmo, criar pontos de identificação, apresentar propostas que sejam interessantes e também tocar na emoção do eleitor, para que exista uma receptividade e uma abertura capaz de mobilizar e engajar pessoas.
Em relação ao maior acesso do eleitor à informação, principalmente por meio da internet e das redes sociais, Marcos Marinho pondera que nem sempre o eleitor tem interesse em pesquisar sobre o perfil e trajetória política do candidato. “Existem parcelas do eleitorado que estão sim cada vez mais antenadas e bem informadas, o que dá a elas maiores referências na hora de fazer a escolha, mas não é possível generalizar”, completa.
Para o consultor político, um dos desafios dos candidatos é conseguir manter uma imagem positiva e uma reputação inabalável, pois desta forma ele irá construir uma credibilidade capaz de gerar confiança no eleitor ao ponto de definir o voto. “O patrimônio mais importante de qualquer político é a sua reputação e a sua imagem. E quando isso é manchado se torna quase impossível reverter”, conclui.
Tags: CANDIDATOS, eleições, Presidente, Reputação